Tradicional festa do Divino Espírito Santo mobiliza os fiéis
Começa nesta quinta-feira, 6, na Capital, a Festa do Divino da Irmandade do Divino Espírito Santo.
O tradicional evento, no pátio da Irmandade do Divino Espírito Santo, no Centro, relembra a descida do Espírito Santo sobre os apóstolos, algumas semanas depois da morte de Jesus: a festa de Pentecostes.
Ao longo de quatro dias haverá missas e apresentações culturais como forma de cultuar os Sete Dons do Espírito Santo: Fortaleza, Sabedoria, Ciência, Conselho, Entendimento, Piedade e Temor de Deus.
As celebrações do Ciclo do Divino Espírito Santo iniciaram-se no sábado, 25, em Florianópolis e seguem até o mês de setembro.
Histórico
A Festa do Divino Espírito Santo teve sua origem em Portugal, na Vila de Alenquer, em 1296, por iniciativa da Rainha Santa Isabel de Aragão, esposa do Rei Dom Dinis.
O culto em louvor ao Divino Espírito Santo, celebrado principalmente na Ilha de Santa Catarina e nos municípios litorâneos, é uma tradição secular trazida pelos açorianos que chegaram na então Vila de Nossa Senhora do Desterro, em 1748.
A conhecida como Divina Festa remonta a 1776. Através das chamadas “barraquinhas”, tem sido um pilar de sustentação financeira para o desenvolvimento dos programas voltados a cerca de 800 crianças e adolescentes da Grande Florianópolis, mantidos pela Irmandade.
Outro objetivo prioritário da Irmandade é divulgar e incentivar a devoção ao Divino Espírito Santo, mantendo viva essa tradição de religiosidade e fé.
A partir de fevereiro de 2018, a Divina Festa foi considerada, pela Fundação Catarinense de Cultura, Patrimônio Cultural Imaterial deste Estado. Em maio do mesmo ano, o município também reconheceu as Festas do Divino como Patrimônio Cultural de Florianópolis.
Confira a programação:
Deixe uma resposta
Want to join the discussion?Feel free to contribute!