Há duas décadas, Tai Chi Chuan gratuito no Parque da Luz

O bem-estar do corpo e da mente está ao alcance de todos no Centro da Capital. No Parque da Luz é possível praticar o Tai Chi Chuan de forma gratuita, três vezes por semana.
A arte milenar, de origem oriental, busca o equilíbrio e a serenidade da pessoa por meio de movimentos suaves, para obter estados mentais tranquilos, que podem ajudar na prevenção e cura de doenças.

As aulas no Parque começaram há duas décadas por iniciativa do Mestre Chen, nascido em Hong Kong. Antes do retorno a sua terra natal, em 2013, Chen sugeriu que a atividade continuasse sem ele. Para isso, treinou uma das alunas para ser a ‘professora’, aquela que guia os movimentos dos demais, com um fundo musical, específico para a prática.
Desde então, Maria Salete Rotini assumiu a tarefa e todas as segundas, quartas e sextas-feiras, entre 8h e 9h, lidera pouco mais de uma dúzia de moradores do entorno do Parque nos exercícios de meditação e relaxamento.

Respiração e movimentos suaves
“Respire e movimente-se suave, graciosa e naturalmente, criando uma harmonia no fluxo da energia”, orientam os manuais da arte.
Tudo para integrar corpo e mente, pela respiração e o movimento, o que permite que a energia vital circule vigorosamente pelo corpo da pessoa, limpando as toxinas do corpo.

Desse modo, a mente (Yi) é usada para dirigir a energia (Chi) que movimenta os membros do corpo. O processo impulsiona o sangue através do sistema corporal, ajudando no funcionamento adequado dos órgãos internos.
O Tai Chi Chuan é composto de movimentos abertos, redondos e relaxados, similar ao dos animais, para estabilizar o equilíbrio das forças vitais do organismo (a união entre as forças vitais Yin e Yang).

Comece a praticar imitando os outros
Achou complicado? Não tem problema, é só se apresentar no Parque e se integrar aos demais alunos, sem muita cerimônia, copiando os movimentos. Ninguém vai lhe perguntar nada.
Mesmo sem nenhuma experiência anterior, você vai se sentir muito melhor, tanto física, quanto mentalmente. E ainda vai fazer o exercício ouvindo o som dos passarinhos que frequentam o Parque.

Alguns benefícios do Tai Chi Chuan:
– Aumento da vitalidade, dando mais energia e disposição.
– Fortalecimento do sistema nervoso.
– Aumento da atenção e concentração mental.
– Desenvolvimento pleno do potencial mental e espiritual.
– Equilíbrio total de todos os sistemas orgânicos do corpo.
– Conquista da serenidade e o equilíbrio das emoções.
– Auxilia na prevenção e redução do estresse e a sobrecarga mental.
– Aumento da flexibilidade, proporcionando um relaxamento muscular em todo o corpo.
– Fortalecimento do sistema imunológico ajudando na prevenção de doenças.
– Superação dos medos e limites.
(Fonte: www.taichichuan.com.br) 

Serviço:
Onde: Parque da Luz (ao lado da rua Felipe Schmidt).
Quando: segundas, quartas e sextas-feiras, entre 8h e 9h.
Quanto: gratuito.

0 respostas

Deixe uma resposta

Quer entrar na discussão?
Sinta-se livre para contribuir!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *