Na Beira Mar Norte – Área onde existiu forte passa por estudos arqueológicos para viabilizar construção de praça

Há exatos 180 anos o Forte de São Luiz foi leiloado.
Foi no dia 2 de dezembro de 1839 que a fortaleza, localizada na frente do Shopping Beiramar, foi vendida por um “preço menor do que valia a cantaria de seus portões”, segundo conta o historiador catarinense Oswaldo Rodrigues Cabral na obra As Defesas da Ilha de Santa Catarina no Brasil-Colônia.

Croqui de 1778, do engenheiro militar José Correia Rangel mostra a localização da fortaleza (Arquivo IHGSC)

O comprador tinha o compromisso de demolir a construção de 1771, no contexto da Revolução Farroupilha (1835-45), com o receio de que cidade caísse em poder dos revolucionários.

Após a demolição, a área ficou abandonada e, no início do século XIX, adaptou-se ali uma fonte pública, transformando o local em um largo, com área livre para montagens de feiras.

Terreno na década de 1980, antes da construção do shopping (Divulgação: fortalezas.org)

O terreno de 50 metros por 40 metros acabou nas mãos do Exército que, recentemente, o cedeu para a prefeitura construir uma praça.

Mas antes de começarem as obras, o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) fará um estudo arqueológico para verificar se existem ruinas da fortificação enterradas no local.
A avaliação terá início em 8 de janeiro e deve durar 90 dias.

Depois disso, e dependendo das descobertas arqueológicas, será concedida a licença para começar o projeto da praça pública.

Imagem de como deve ficar o espaço de lazer e convivência que será construída pelo Beiramar Shopping

Pela relevância do sítio para a memória histórica da cidade, o município determinou que, após a realização de todas as etapas  arqueológicas, o projeto arquitetônico/paisagístico seja concebido considerando a área como ‘Local de Memória’, incorporando os possíveis achados arqueológicos.

A nova praça deve ocupar 60% da área para que uma parte do terreno seja preservada, em virtude da possibilidade da existência de resquícios arqueológicos do Forte São Luís, que integrou o sistema de fortificações da Ilha de Santa Catarina.

Matéria relacionada: Confira como será a nova praça na frente do Beiramar Shopping, a ser finalizada nos próximos meses

0 respostas

Deixe uma resposta

Quer entrar na discussão?
Sinta-se livre para contribuir!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *