No Centro – Templo Hare Krishna oferece almoço vegetariano, “gratuito e abençoado”

Instalados na região central de Florianópolis há três anos, um grupo de devotos Hare Krishna busca difundir a filosofia da simplicidade, da paz e da espiritualidade entre a população local.
E a vida sadia é um dos pilares para alcançar essas três virtudes.

Assim, num gesto de solidariedade e compaixão, eles oferecem almoço vegetariano a qualquer pessoa que chegar na Avenida Mauro Ramos, 403, entre às 12h30min e 14h, de segunda a sexta-feira.
São 60 pessoas, em média, que recebem alimentação gratuita.

Alimentação saudável para todos (Divulgação)

E não são apenas moradores de rua, mas também trabalhadores do Centro que optam por não gastar ou por estarem sintonizados com a filosofia Hare Krishna.

“Os almoços são feitos pelos próprios devotos que moram no templo. Antes de consumi-los, são oferecidos a Krishna para serem abençoados”, explica o líder do grupo, Hara Kanta Das.

Nada é pedido ou exigido daqueles que chegam para se alimentar, mas se alguém quer lavar a louça, por exemplo, a ajuda é bem-vinda.

Almoço é servido pelos próprios devotos (Divulgação)

Ajuda do Ceasa
O templo aceita doações de certos alimentos que os Hare Krishna consideram saudáveis, como arroz, feijão, lentilha e macarrão sem ovos.

As verduras e legumes são arrecadados no Ceasa, em São José. “Vamos uma vez por semana com uma Kombi e eles nos ajudam, doando esses produtos”, diz Hara.

O líder do grupo em Florianópolis, Hara Kanta Das (Foto: Billy Culleton)

Como doar
– Levar diretamente ao templo (Av. Mauro Ramos, Nº 403, perto do Instituto Estadual de Educação).
– Ou fazer contato pelos telefones: (48) 99833-9197 ou 3065-6442.

Placa na calçada mostra quais os alimentos que podem ser doados (Billy Culleton)

Tradições
São sete pessoas que moram no prédio de dois andares: no térreo fica o templo para adoração a Krishna e na garagem é servido o almoço.

Já no primeiro andar está o local da moradia comunitária dos devotos, que têm a cabeça raspada e usam a tradicional calça de estilo védico e a kurta na cor açafrão.

Interior do templo com a imagem de Krishna (Billy Culleton)

Festivais
O templo Hare Krishna de Florianópolis também realiza o que chamam de festivais, do qual todos podem participar: de segunda a quinta-feira, às 19h, e nos domingos às 17h.

Nesses encontros, devotos e visitantes cantam, dançam, assistem a uma breve reflexão sobre algum tema espiritual e, no fim, saboreiam comidas vegetarianas ou doces.

Devotos abordando pedestres frente ao Ticen (Divulgação)

Tópicos da filosofia Hare Krishna

– De origem indiana, a doutrina chegou ao Ocidente na década de 1960, inicialmente, nos Estados Unidos.

– Os devotos concebem a existência de um único Deus, o qual é provido de infinitos nomes e formas, conforme suas qualidades.

– O nome principal de Deus é Krishna, que significa “O Todo-Atrativo” e que engloba todas as demais qualidades.

– Todos os seres vivos (plantas, animais e seres humanos) são almas espirituais, presas a um ciclo de nascimentos e mortes (samsara) na Terra e em outros planetas materiais. Por isso, não é permitido o consumo de carne, peixe, ovos, frutos do mar e seus derivados.
(Fonte destes tópicos: Wikipedia)

0 respostas

Deixe uma resposta

Quer entrar na discussão?
Sinta-se livre para contribuir!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *