Ônibus demoram mais para chegar ao Ticen pela Ponte Hercílio Luz do que pelo trajeto tradicional

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Os ônibus que atravessam a Ponte Hercílio Luz, em direção ao Centro, estão demorando em média 10 minutos a mais para chegar ao Terminal de Integração do Centro (Ticen) do que pelo trajeto anterior, pela Ponte Pedro Ivo Campos.
Os principais motivos são as quatro sinaleiras existentes após a saída da ‘velha senhora’ (nas ruas Hoepcke, Padre Roma, Pedro Ivo e avenida Paulo Fontes), entre as quais não existe sincronização.
Antes, no trecho insular, era necessário passar por apenas um semáforo, na Paulo Fontes.

(Atualização: às 19h, houve a troca do título e de parte da matéria. Antes fazia-se referência à chegada ao Centro. Na nova versão, ao Ticen. Também houve um acréscimo nas informações repassadas, posteriormente, pela prefeitura).

A prefeitura, no entanto, garante que o tempo de viagem das pessoas diminuiu.
“Entre 70% e 80% dos passageiros descem nos pontos anteriores ao Ticen, ficando mais perto de seus destinos. Antes, eram obrigados a ir até o terminal”, disse o secretário municipal de Mobilidade e Planejamento Urbano, Michel Mittmann.

Motoristas reclamam do atraso
“São 10 minutos de atraso em todas as viagens. Anteriormente, o motorista e o cobrador tinham um tempinho para descansar, tomar um café. Agora, chegam e já têm que sair novamente”, explica o fiscal do Consórcio Fénix, José Carlos Haskel Júnior, que trabalha no Ticen.

Ao perceber a reportagem do Floripa Centro no Ticen, os motoristas do transporte coletivo começam a chegar para fazer as suas observações:

– “Nesse trajeto também têm quatro paradas, que atrasam a viagem”, afirma um.

– “E têm os passageiros espertinhos que sobem na Francisco Tolentino (na frente do Terminal), no final da viagem, só para entrar na plataforma B do Ticen e subir no seu ônibus. Assim, evitam a fila que se forma na entrada da plataforma, principalmente, no final de tarde”, diz outro.

– “O único horário em que o trajeto do Continente é mais rápido é de manhã cedo, quando há congestionamento para entrar na Ilha”, ressalta o seguinte.

O que diz prefeitura (atualização das 19h)
Para o secretário municipal de Mobilidade e Planejamento Urbano, Michel Mittmann, o princípio básico é que o tempo de viagem é das pessoas e não dos veículos.
“Imagine as linhas novas que irão acessar o Centro por outros caminhos como, por exemplo, pela Avenida Rio Branco, que deixarão muitas pessoas em outros locais, enquanto ir ao Ticen, se for o caso, implica em caminhos mais longos para os ônibus”, disse, ressaltando que a maioria dos usuários está ganhando tempo porque desce mais perto de seus destinos.
Ele afirmou também que os tempos dos semáforos estão sendo ajustados para haver sincronização, o que agilizará ainda mais o transporte coletivo.

Novas linhas e transporte escolar a partir de segunda-feira
No dia 2 de março, oito novas linhas vão poder passar pela Hercílio Luz.
Vans do transporte escolar também poderão trafegar pela estrutura a partir desta data.

As novas linhas liberadas:
946 – Jardim Atlântico UFSC – Ida
948 – Capoeiras UFSC – Ida e volta
949 – Abraão UFSC – Ida
631 – Capoeiras
671 – Vila/Promorar
6220 – Executivo Abraão – Volta
141.2 – Executivo Kobrasol VIP – Ida e volta
763.3 – Executivo San Marino/Lisboa – Ida e volta

Linhas que já passam pela Ponte Hercílio Luz
Linha especial Ponte Viva
630 – Corredor Continente
660 – Aracy Vaz Callado
661 – Balneário
663 – Coloninha
844 – Bairro de Fátima
3001 – Executivo Jardim Atlântico/UFSC – Ida e volta
3002 – Executivo Abraão/UFSC – Ida e volta
6220 – Executivo Abraão – sentido bairro

Linhas executivas intermunicipais – ida e volta:
Executivo Biguaçu
Executivo Bairro Ipiranga
Executivo Bela Vista
Executivo Zenaide
Executivo Dona Wanda
Executivo Dona Adélia
Executivo Antônio Carlos
Executivo Governador Celso Ramos
Executivo Palhoça
Executivo Pinheira
Executivo Enseada

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