Para todos – Arte oriental transmite energia positiva no Centro

Sukyo Mahikari distribui força divina pela imposição das mãos

Por Billy Culleton

Uma centena de pessoas sobe diariamente as escadas que levam até o primeiro andar de um prédio tombado na Rua Conselheiro Mafra para um objetivo nobre: receber e transmitir energia positiva pela palma da mão.
No local, situado no Centro de Florianópolis, encontra-se a sede de Sukyo Mahikari, instituição espiritualista de origem oriental, fundada no Japão há exatos 60 anos.
Os frequentadores buscam o bem-estar físico e espiritual, que pode ser alcançado pela imposição das mãos dos mais experientes.

Numa confortável sala de 60 metros quadrados, podem ser vistas diversas duplas seguindo o ritual: um, fica deitado num colchonete, no chão, ou sentado na cadeira. O outro, sentado ao lado ou a sua frente, estende a sua mão sobre o ‘paciente’, sem encostar e, amiúde, pronuncia breves mantras em japonês. Esse é o principal objetivo de Sukyo: distribuir a energia divina para as pessoas.

Os voluntários, chamados de praticantes, que adquirem esse dom após um curso específico, afirmam ser apenas um canal por onde passa a energia de Deus. Não há troca de energias.

“Buscamos eliminar as toxinas do corpo que todos vão adquirindo com o tempo e deixar que a boa energia tome conta de cada um”, afirma o coordenador de Sukyo em Florianópolis, Jorge Rosso, explicando que a imposição das mãos dura de cinco a 45 minutos, dependendo do tipo de desintoxicação e da disponibilidade de tempo dos participantes.

Imagem cedida pela Sukyo Mahikari de Florianópolis

Há 25 anos a instituição ocupa o primeiro andar da esquina da Conselheiro Mafra com a Padre Roma, a duas quadras do Terminal Rita Maria.
Todos são bem-vindos, independente de crença ou religião. A grande maioria dos 300 membros são moradores da Grande Florianópolis, havendo poucos orientais. Mais da metade são jovens entre 15 e 25 anos.

Recentemente, pela comemoração dos 60 anos da fundação da instituição, os praticantes de Sukyo realizaram uma atividade externa na Via Expressa Sul, na Capital. Além de plantar dezenas de mudas de árvores, também ofereceram a imposição das mãos para o público.

Ocupado 24 horas por dia
A sede fica aberta ao público das 9h às 20h. Pode-se chegar a qualquer hora, que sempre haverá alguém para impor as mãos, gesto pelo qual nada é cobrado.
A instituição fica permanentemente sob custódia dos praticantes, que guardam o local sagrado. Há plantão de duas ou três pessoas para ficar durante a noite, numa espécie de contemplação. Sim, mesmo em feriados, Natal ou Réveillon, sempre haverá alguém que, extraordinariamente, pode fazer atendimento emergencial.

Agradecer e sorrir sempre
A instituição fundada por Kotama Okada, em 1959, também prega a gratidão e o sorriso. Por isso, o gesto de levantar os cantos dos lábios é constantemente incentivado. “Esboçar um sorriso e sorrir é um segredo para se ter uma vida iluminada”, diz o trecho de uma publicação da Sukyo.
Desde a antiguidade, os japoneses conhecem o efeito do riso. Na cidade de Hofu, todo ano é realizado um ritual divino chamado ‘Conferência do Riso’, que começa com uma estrondosa gargalhada dos participantes, contagiando as pessoas que assistem em volta, que começam a rir também.

Imagem cedida pela Sukyo Mahikari de Florianópolis

Principais crenças:
Os seguidores de Sukyo Mahikari acreditam que o processo de constituição de felicidade se fortalece em três eixos:

Imagem cedida pela Sukyo Mahikari de Florianópolis

– Saúde: ter um corpo livre de doenças.
– Harmonia: ter um sentimento livre de conflitos.
– Prosperidade: libertar-se da miséria.

Segundo eles, ao receber e transmitir a luz divina pode-se observar uma mudança positiva no indivíduo, possibilitando bem-estar espiritual, mental e físico.
Substituindo as toxinas pela boa energia, busca-se também contribuir para a convivência harmoniosa das diferenças, propiciando o estabelecimento de um mundo de paz.

Saiba mais:
– Sukyo Mahikari é uma instituição espiritual que possui sedes em 75 países, com cerca de 1 milhão de membros ativos.
– No Japão, existem cerca de 1 mil sedes, além de 129, na América Latina, e 59, no Brasil.
– A sede principal de Sukyo Mahikari para a América Latina fica em São Paulo.
– Mais informações: www.sukyomahikari.org.br

Confira aqui outra reportagens do Floripa Centro

0 respostas

Deixe uma resposta

Quer entrar na discussão?
Sinta-se livre para contribuir!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *