Subestação arrombada – Metade da Ponte Hercílio Luz ficará sem iluminação até dezembro

Compartilhe:

Um frágil alambrado de dois metros de altura é a única proteção contra atos de vandalismo na subestação de energia responsável pela iluminação de metade da Ponte Hercílio Luz.

Localizada embaixo da obra, na parte continental, e ao lado de um improvisado caminho de terra, a estrutura foi arrombada no mês passado e, desde então, a Velha Senhora ficou às escuras em 50% de sua extensão.

As marcas do furto dos fios de cobre ainda podem ser vistas: os eletrodutos que protegem os cabos e fios aparecem quebrados e espalhados pelo chão.
Foi justamente nesse lugar (que não conta com nenhum efetivo de segurança) que os vândalos puxaram a maior parte das centenas de metros de fiação.
Foram cerca de 900 metros, de acordo com a polícia, que prendeu os criminosos poucos dias depois e recuperou parte do material.

Parte continental fica às escuras (imagem das câmeras de segurança)

Não há material de reposição
O Floripa Centro visitou o local e conversou com funcionários da empresa que ganhou a licitação para instalar a iluminação cênica na Ponte, orçada em R$ 7,6 milhões.
Eles informaram que a iluminação funcional só será restabelecida quando for concluída a iluminação decorativa, prevista para dezembro.
Isso porque é necessário refazer grande parte do serviço elétrico, como passar novamente toda a fiação pelos eletrodutos.
Também existem dois outros problemas a resolver: uma licitação emergencial para a compra do material e a dificuldade para conseguir as peças.

Parte da fiação recuperada (Divulgação PC/SC)

O secretário de Estado da Infraestrutura, Thiago Vieira, confirmou esta semana o atraso no cronograma de entrega da iluminação final, pela dificuldade, por parte das empresas fornecedoras, de reposição dos materiais furtados em setembro.
A informação foi divulgada pelo colunista Fábio Gadotti, do ND Mais.

População prejudicada para atravessar à noite 
Na semana passada, o Floripa Centro publicou uma matéria mostrando o ‘apagão’ na metade continental da Ponte e as dificuldades que motoristas, ciclistas e pedestres têm para circular à noite pelo local.

Imagem das câmeras de segurança

Confira a publicação de 29 de setembro:
— Ponte Hercílio Luz fica com metade de sua iluminação e dificulta circulação de veículos – Confira as imagens

A subestação na Ilha fica na Beira Mar Norte, ao lado dos Bombeiros (Google Street)

Relembre detalhes do furto na Ponte:
— Vandalismo na Ponte Hercílio Luz – Três furtos dos cabos de cobre em 15 dias prejudicam iluminação

(O texto e as imagens sem crédito são de Billy Culleton. Na foto de abertura aparecem pessoas tirando uma soneca nos pilares da ponte: são funcionários de uma empresa localizada próxima à ponte, que estavam no intervalo do almoço)

Compartilhe:
0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *