As obras de asfaltamento na Ponte Pedro Ivo Campos, nos últimos meses, passaram praticamente despercebidas para os motoristas que entram na Ilha de Santa Catarina.
O motivo é que os trabalhos foram feitos durante a noite.
Mas o serviço poderá ser usufruído por 20 anos: é que as quatro pistas do vão central (que mede 315 metros) ganharam um asfalto com tecnologia específica para estruturas metálicas, chamado dermasfalt.
O revestimento tem espessura de 1 centímetro, enquanto a camada de asfalto geralmente é de 5 centímetros.
Segundo a empresa Dermax, fabricante da dermasfalt, a durabilidade do produto é de 20 anos.
O vão central da Ponte Pedro Ivo é feito de chapas de metal, ao contrário da Ponte Colombo Salles que é toda de concreto.
O dermasfalt é composto por um revestimento anti-derrapante que dispensa juntas de dilatação e resiste aos constantes esforços de dilatação e contração observados em pontes com vãos livres longos.
O investimento do Governo do Estado nesta obra foi de R$ 5,4 milhões.
Reforma das pontes
A recuperação das pontes Pedro Ivo Campos (inaugurada em 1991) e Colombo Salles (1975) começou em 2019.
Até então, nunca tinham passado por reformas.
As obras incluem a recuperação de seis blocos estruturais.
Outra etapa de serviço, como reparos em guarda-corpos, pintura, lixamento e outros acabamentos, está em andamento e deve ser concluída até julho.
Posteriormente, serão executados outros serviços, como a recuperação de todos os outros 12 blocos estruturais não emergenciais.
A diferença é que, nas próximas etapas, o trabalho não será apenas corretivo, mas principalmente preventivo.
(Com informações da Secretaria Estadual de Infraestrutura)