Ônibus demoram mais para chegar ao Ticen pela Ponte Hercílio Luz do que pelo trajeto tradicional
Os ônibus que atravessam a Ponte Hercílio Luz, em direção ao Centro, estão demorando em média 10 minutos a mais para chegar ao Terminal de Integração do Centro (Ticen) do que pelo trajeto anterior, pela Ponte Pedro Ivo Campos.
Os principais motivos são as quatro sinaleiras existentes após a saída da ‘velha senhora’ (nas ruas Hoepcke, Padre Roma, Pedro Ivo e avenida Paulo Fontes), entre as quais não existe sincronização.
Antes, no trecho insular, era necessário passar por apenas um semáforo, na Paulo Fontes.
(Atualização: às 19h, houve a troca do título e de parte da matéria. Antes fazia-se referência à chegada ao Centro. Na nova versão, ao Ticen. Também houve um acréscimo nas informações repassadas, posteriormente, pela prefeitura).
A prefeitura, no entanto, garante que o tempo de viagem das pessoas diminuiu.
“Entre 70% e 80% dos passageiros descem nos pontos anteriores ao Ticen, ficando mais perto de seus destinos. Antes, eram obrigados a ir até o terminal”, disse o secretário municipal de Mobilidade e Planejamento Urbano, Michel Mittmann.
Motoristas reclamam do atraso
“São 10 minutos de atraso em todas as viagens. Anteriormente, o motorista e o cobrador tinham um tempinho para descansar, tomar um café. Agora, chegam e já têm que sair novamente”, explica o fiscal do Consórcio Fénix, José Carlos Haskel Júnior, que trabalha no Ticen.
Ao perceber a reportagem do Floripa Centro no Ticen, os motoristas do transporte coletivo começam a chegar para fazer as suas observações:
– “Nesse trajeto também têm quatro paradas, que atrasam a viagem”, afirma um.
– “E têm os passageiros espertinhos que sobem na Francisco Tolentino (na frente do Terminal), no final da viagem, só para entrar na plataforma B do Ticen e subir no seu ônibus. Assim, evitam a fila que se forma na entrada da plataforma, principalmente, no final de tarde”, diz outro.
– “O único horário em que o trajeto do Continente é mais rápido é de manhã cedo, quando há congestionamento para entrar na Ilha”, ressalta o seguinte.
O que diz prefeitura (atualização das 19h)
Para o secretário municipal de Mobilidade e Planejamento Urbano, Michel Mittmann, o princípio básico é que o tempo de viagem é das pessoas e não dos veículos.
“Imagine as linhas novas que irão acessar o Centro por outros caminhos como, por exemplo, pela Avenida Rio Branco, que deixarão muitas pessoas em outros locais, enquanto ir ao Ticen, se for o caso, implica em caminhos mais longos para os ônibus”, disse, ressaltando que a maioria dos usuários está ganhando tempo porque desce mais perto de seus destinos.
Ele afirmou também que os tempos dos semáforos estão sendo ajustados para haver sincronização, o que agilizará ainda mais o transporte coletivo.
Novas linhas e transporte escolar a partir de segunda-feira
No dia 2 de março, oito novas linhas vão poder passar pela Hercílio Luz.
Vans do transporte escolar também poderão trafegar pela estrutura a partir desta data.
As novas linhas liberadas:
946 – Jardim Atlântico UFSC – Ida
948 – Capoeiras UFSC – Ida e volta
949 – Abraão UFSC – Ida
631 – Capoeiras
671 – Vila/Promorar
6220 – Executivo Abraão – Volta
141.2 – Executivo Kobrasol VIP – Ida e volta
763.3 – Executivo San Marino/Lisboa – Ida e volta
Linhas que já passam pela Ponte Hercílio Luz
Linha especial Ponte Viva
630 – Corredor Continente
660 – Aracy Vaz Callado
661 – Balneário
663 – Coloninha
844 – Bairro de Fátima
3001 – Executivo Jardim Atlântico/UFSC – Ida e volta
3002 – Executivo Abraão/UFSC – Ida e volta
6220 – Executivo Abraão – sentido bairro
Linhas executivas intermunicipais – ida e volta:
Executivo Biguaçu
Executivo Bairro Ipiranga
Executivo Bela Vista
Executivo Zenaide
Executivo Dona Wanda
Executivo Dona Adélia
Executivo Antônio Carlos
Executivo Governador Celso Ramos
Executivo Palhoça
Executivo Pinheira
Executivo Enseada
Deixe uma resposta
Want to join the discussion?Feel free to contribute!