A volta do Senadinho – Ponto Chic reabre com fotos históricas e homenagem ao ‘senador’ Alcides Ferreira

Eternizado na parede, o senador Alcides Ferreira agora pode acompanhar o movimento e as conversas no local que ajudou a afamar.
Ainda atônito com a novidade ‘desses panos’ que cobrem a boca dos clientes, chegou a pensar que era para evitar a leitura labial das fofocas que tradicionalmente flutuavam pelo café.

Foi nesse contexto de incerteza geral, do senador à atendente, que dois jovens e destemidos empresários reabriram o Ponto Chic, nesta segunda-feira, 25.
Também conhecido como Senadinho, o tradicional café do Centro de Florianópolis voltou a receber seus primeiros frequentadores, num ambiente que remete ao seu passado glorioso de 72 anos.
A decoração conta com fotos históricas, como a passagem do presidente João Figueiredo, em 1979, no âmbito da Novembrada.

Na parede oposta, um mural com ilustrações do artista Laercio Lopo (do Estúdio Caju Criativo), com os principais símbolos do Centro, como a velha figueira, o Miramar e a Ponte Hercílio Luz.
Tudo sob o olhar atento do Senador Alcides.

Reabertura
Dois empresários do ramo de chocolate se associaram para reabrir o nobre local, na esquina da Felipe Schmidt e Trajano, que estava fechado desde fevereiro de 2019.
O manezinho João Petry, proprietário da franquia Cacau Show no Kobrasol, e Edson Figueiredo, dono da franquia Brasil Cacau, instalada no Calçadão, a poucos metros do Senadinho.
Em novembro começaram as obras de reforma e pretendiam inaugurar o café em 23 de março, no aniversário de Florianópolis.

A pandemia adiou a iniciativa, mas, com tudo pronto, não havia como continuar fechado. “Estamos cientes de que o movimento será tímido num primeiro momento, porém, mesmo assim, decidimos abrir”, afirma Edson, enquanto atende os fregueses, junto com o sócio e uma funcionária.
Além do café e do chopp, é oferecida uma grande variedade de bolos, tortas, doces e salgados. “Queremos recuperar o perfil tradicional do Ponto Chic”.

História
O Ponto Chic foi inaugurado em 1948.

(Autor desconhecido)

Em 1979, o local também passou a ser chamado de Senadinho, após ser criada a confraria “Senatus Populusque Florianopolitanus” (“Senado Popular Florianopolitano”), e fazia referência a uma célebre figura da cidade, Alcides Hermógenes Ferreira.
Assíduo frequentador do Ponto Chic e sempre elegantemente vestido, ele era chamado de senador.

(Imagem: Casa da Memória de Florianópolis)

Uma de suas extravagâncias era tomar o café no píres.

(Imagem: Casa da Memória de Florianópolis)

O comércio foi palco do famoso incidente entre o presidente João Figueiredo e manifestantes, que acabou em confronto, no dia 30 de novembro de 1979, num dos episódios da Novembrada.

Confira o vídeo do local:

(Textos e imagens sem crédito são de Billy Culleton)

0 respostas

Deixe uma resposta

Quer entrar na discussão?
Sinta-se livre para contribuir!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *