Acif completa 106 anos – Fundação, em 1915, aconteceu no Clube Doze de Agosto, no Centro

Em 13 de maio de 1915 foi realizada a Assembleia Geral de Fundação da Associação Comercial e Industrial de Florianópolis (Acif).
Na ocasião, foi eleita a primeira diretoria provisória: presidente, Emílio Blum; vice-presidente Francisco Pereira Oliveira Filho, além de Lauro Linhares, como 1º primeiro secretário, e Antônio Linhares, como 1º tesoureiro.

O evento aconteceu na antiga sede do Clube Doze de Agosto, na Rua João Pinto, na região central da Capital.
Dezenas de comerciantes participaram da assembleia e indicaram dois representantes para organizar os estatutos sociais: Oswaldo Haberbeck e Paschoal Simone.

50 anos da primeira sede própria
O ano de 1971 marca o início de uma nova fase da entidade, com a inauguração da nova sede na Rua dos Ilhéus, 118, no Edifício Jorge Daux.

Sob a presidência de Ody Varella, com destacada liderança no comércio e no esporte de Florianópolis, a inauguração (também em 13 de maio) contou com a presença de autoridades federais, estaduais, municipais e lideranças empresariais.

Ody Varella, presidente da Acif; secretário do governo, Victor Sasse; e jornalista José Nazareno Coelho, da Rádio Guarujá

A cobertura do evento foi feita pela TV Cultura e pela Rádio Guarujá.

Na mesma ocasião, o presidente Ody Varella incentivou a campanha dos 200 sócios e com muito trabalho e cooperação de todos esta cota foi atingida.

Em 1997, moderna sede
Em 1995, completando 80 anos, a Acif começa uma nova etapa na sua história.
A construção da nova sede era prioridade da nova administração, presidida por Armando Gonzaga.

O terreno na Rua Emílio Blum, que por coincidência leva o nome do primeiro presidente da Acif, com 300m², abrigou o prédio de 700m².
A novíssima sede foi inaugurada em 13 de maio de 1997 com a Banda de Música da Polícia Militar, Patrimônio Cultural de Santa Catarina.

Com a nova sede, a Associação passou a melhorar o atendimento, ampliando os serviços prestados aos associados para atender as 600 empresas que, na época, integravam o quadro de associados da Acif.

(A imagem de abertura mostra Ody Varella, presidente da Acif, Osvaldo Machado e o Barão Dietrich Von Wangenheim. As fotos são do acervo da Acif)

0 respostas

Deixe uma resposta

Quer entrar na discussão?
Sinta-se livre para contribuir!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *