Na Beira Mar Norte – Área onde existiu forte passa por estudos arqueológicos para viabilizar construção de praça
Há exatos 180 anos o Forte de São Luiz foi leiloado.
Foi no dia 2 de dezembro de 1839 que a fortaleza, localizada na frente do Shopping Beiramar, foi vendida por um “preço menor do que valia a cantaria de seus portões”, segundo conta o historiador catarinense Oswaldo Rodrigues Cabral na obra As Defesas da Ilha de Santa Catarina no Brasil-Colônia.
O comprador tinha o compromisso de demolir a construção de 1771, no contexto da Revolução Farroupilha (1835-45), com o receio de que cidade caísse em poder dos revolucionários.
Após a demolição, a área ficou abandonada e, no início do século XIX, adaptou-se ali uma fonte pública, transformando o local em um largo, com área livre para montagens de feiras.
O terreno de 50 metros por 40 metros acabou nas mãos do Exército que, recentemente, o cedeu para a prefeitura construir uma praça.
Mas antes de começarem as obras, o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) fará um estudo arqueológico para verificar se existem ruinas da fortificação enterradas no local.
A avaliação terá início em 8 de janeiro e deve durar 90 dias.
Depois disso, e dependendo das descobertas arqueológicas, será concedida a licença para começar o projeto da praça pública.
Pela relevância do sítio para a memória histórica da cidade, o município determinou que, após a realização de todas as etapas arqueológicas, o projeto arquitetônico/paisagístico seja concebido considerando a área como ‘Local de Memória’, incorporando os possíveis achados arqueológicos.
A nova praça deve ocupar 60% da área para que uma parte do terreno seja preservada, em virtude da possibilidade da existência de resquícios arqueológicos do Forte São Luís, que integrou o sistema de fortificações da Ilha de Santa Catarina.
Matéria relacionada: Confira como será a nova praça na frente do Beiramar Shopping, a ser finalizada nos próximos meses
Deixe uma resposta
Want to join the discussion?Feel free to contribute!