A inauguração da ‘nova ponte’, em 8 de março de 1975, se transformou num março histórico para a capital catarinense.
A ligação viária de ‘concreto’ entre a Ilha e o continente aliviou o cotidiano de milhares de motoristas que enfrentavam enormes congestionamentos na Ponte Hercílio Luz.
Essa estrutura só foi removida na segunda metade da década de 1990.
O projeto arquitetônico foi do arquiteto florianopolitano Pedro de Melo Saraiva (1933-2016), que também desenhou o atual Tribunal de Justiça de Santa Catarina (confira reportagem aqui).
Milhares de pessoas marcaram presença na cabeceira continental prestigiando a convocação feita pelo governador Colombo Salles, que encabeçou as comemorações junto com diversas autoridades federais, estaduais e municipais.
Logo depois dos discursos e do corte da fita inaugural, a multidão atravessou caminhando festivamente até a Ilha.
Atualmente, passam pela ponte cerca de 140 mil veículos por dia, segundo medição da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana. Há quatro décadas, a capacidade diária projetada era de 60 mil veículos.
A manutenção da obra sempre foi negligenciada pelas autoridades públicas ao longo destes 45 anos.
Somente em 2019, após uma ação do Ministério Público Estadual, o governo catarinense iniciou uma reforma geral, que ainda está em andamento.
Confira outras imagens da Ponte Colombo Salles:
(A foto de abertura é reprodução do acervo pessoal do ex-governador Colombo Salles feita por James Tavares. As demais fotos antigas pertencem ao acervo da Casa da Memória)
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