Museu Victor Meirelles abrirá para visitação em agosto

O Museu Victor Meirelles poderá ser aberto para visitação pública a partir de agosto. A previsão é do presidente do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), Paulo Amaral, que esteve em Florianópolis para a entrega da reforma do local, que estava em obras desde 2016.

Paulo Amaral

“A abertura poderá ser feita já no segundo semestre, no máximo em 60 dias”, afirmou Amaral, que acompanhava o ministro da Cidadania, Osmar Terra, na solenidade realizada na manhã de sábado, 25, na Capital.

Entre as cerca de 150 pessoas que prestigiaram o evento encontravam-se os três senadores catarinenses: Esperidião Amin, Dário Berger e Jorginho Mello.

Foram investidos R$ 4,8 milhões para a restauração de todo o edifício, além da adequação e qualificação dos espaços do edifício anexo, o que triplicou a área.

Agora, os dois prédios compõem uma só unidade museológica, ampliando o espaço destinado a exposições e a outras atividades.

Além disso, o museu passou por melhorias gerais, como climatização, nova iluminação, implantação de condições de acessibilidade e segurança.

O museu funciona na casa onde nasceu o pintor Victor Meirelles e foi criado pelo Iphan em 1952, dois anos depois do tombamento do edifício como Patrimônio Cultural Brasileiro.

Desde então, o sobrado, construído em 1832 com características típicas da arquitetura luso-brasileira, passou a abrigar não só o legado do artista catarinense, mas um rico acervo constituído por doações e transferências de obras de arte de outras instituições e artistas, e também por diversas peças que antes pertenciam ao Museu Nacional de Belas Artes, no Rio de Janeiro.

1920 – Acima está escrito Restaurante Oriental

(Com informações da assessoria de imprensa do Iphan)

Confira mais fotos:

0 respostas

Deixe uma resposta

Quer entrar na discussão?
Sinta-se livre para contribuir!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *