Tour virtual – Três museus no Centro para visitar sem sair de casa (e dezenas de outros pelo Brasil e o mundo)

Conhecer os museus pode ser uma alternativa neste período de isolamento social.
Pela pesquisa feita pelo Floripa Centro, na região central da cidade há apenas três museus com passeio on-line.

Embora a visita virtual não conheça distâncias, separamos os links de acordo com a nossa localização: dos mais pertos para os mais longínquos (clique em cima do nome do museu).

CENTRO DE FLORIANÓPOLIS:

Museu Histórico de Santa Catarina – Palácio Cruz e Sousa (Praça XV)
No acervo, há móveis ao estilo de Dom João V, trazidos do Rio de Janeiro; o piano francês Pleyel, adquirido pelo maestro José Brazilício de Souza, em 1884; um violino e uma caixa de música alemã estilo art nouveau; a pintura “O extermínio da família Dias Velho”, de Darkir Parreiras, a primeira lâmpada elétrica residencial de Santa Catarina e a urna com os restos mortais de Cruz e Sousa, entre outros.

Museu da Escola Catarinense (Mesc)
Foi sede da primeira faculdade de Educação do Brasil, em 1964. Administrado da Udesc, o refinado edifício reúne exposições sobre a evolução da educação em Santa Catarina. Além do tour virtual, no mesmo endereço o usuário pode acessar jogos educativos interativos para as crianças.

Museu Victor Meirelles
O acervo é constituído pelas obras do pintor catarinense Victor Meirelles. São pinturas e desenhos, produzidas por Meirelles outros artistas a ele relacionados, a exemplo de Tommaso Minardi, seu professor na Itália; Léon Cogniet, seu professor na Academia de Belas Artes em Paris, e de seis artistas que foram alunos de Meirelles.

PELO ESTADO DE SC

Museu Nacional do Mar (São Francisco do Sul)
Ao apreciar seu acervo, o visitante faz um verdadeiro passeio pela história da navegação. Há uma grande diversidade de embarcações: são 90 barcos em tamanho natural, cerca de 150 peças de modelismo. Tudo identificado com textos, imagens explicativas e trilha sonora..

Museu Histórico Cultural Victor Lucas (Rio do Sul)
As peças e fotos buscam esclarecer a história do Alto Vale do Itajaí e a ocupação do território, dos indígenas aos imigrantes europeus, destacam-se as temáticas: Indígena, Estrada de Ferro, Cotidiano do Imigrante, Famílias, Fotografias e Meios de Comunicação.

PELO BRASIL

Site Era Virtual
O portal congrega dezenas de museus virtuais por todo o país: desde o Museu da Inconfidência, em Ouro Preto, ao Museu Imperial, em Petrópolis.

Museu da Língua Portuguesa, São Paulo:
Embora fechado após o incêndio em 2015, é possível viver a experiência de se conectar ainda mais com o idioma, suas origens, sua história, suas influências e as formas que ele assume no cotidiano da população.

‎PELO MUNDO

Os dez principais museus do mundo que disponibilizam seu acervo on-line foram enumerados pela Revista Veja, recentemente. Confira:

Pinacoteca di Brera, Milão
O centro cultural localizado na Itália contém uma das mais importantes coleções de arte italiana. Entre os destaques, há obras do mestre Giambattista Pittoni.

Galleria degli Uffizi, Florença
Leonardo da Vinci, Botticelli, Caravaggio… a coleção de obras da Galeria Uffizi é de deixar qualquer admirador de queixo caído. Ainda bem que o arquivo artístico do espaço está disponível on-line.

Musei Vaticani, Roma
O Museu do Vaticano tem mais de sete quilômetros de extensão. Além de obras importantíssimas, o espaço também abriga artefatos históricos, um dos afrescos mais importantes de Rafaello Sanzio e um corredor dedicado somente aos mapas antigos.

Museu Archeologico, Atenas
O maior da Grécia, o Museu Nacional Arqueológico é um dos mais importantes do mundo. Sua coleção, com mais de 11 mil peças, oferece um panorama da cultura da Grécia antiga da pré-história até a antiguidade.

Museo del Prado, Madrid
O mais importante museu da Espanha e um dos mais notáveis do mundo, o Prado tem entre os destaques o quadro “As Meninas”, de Diego Velázquez. A coleção é bastante completa, com obras da pintura espanhola, francesa, flamenga, alemã e italiana.

Louvre, Paris
Talvez o museu mais famoso do mundo, o Louvre permite que os internautas façam visitas on-line por suas salas de exibição e galerias, além de contemplar a arquitetura do espaço. É possível ver antiguidades egípcias e também a Galeria d’Apollon.

British Museum, Londres
Fundado em 1753, o British Museum tem uma coleção de cerca de 8 milhões de objetos que narram mais de 2 milhões de anos de história. No tour on-line, é possível ver alguns dos primeiros artefatos criados pelos homens até trabalhos de artistas contemporâneos.

The Metropolitan Museum, Nova York
Em uma parceria com o Google Arts & Culture, é possível ver a coleção de um dos mais importantes museus da cidade americana. Em vídeos 360º, você pode passear pelos corredores e explorar algumas das peças do arquivo do centro cultural.

Hermitage, São Petersburgo
Este é um dos maiores museus de arte do mundo. Sua vasta coleção possui itens de diversos períodos da história, assim como de muitos estilos e países. Há obras de Leonardo da Vinci. Sua biblioteca possui mais de 700 mil títulos sobre arte, cultura, arquitetura e história.

National Gallery of Art, Washington
O museu americano está entre os dez mais visitados do mundo. Sua coleção apresenta mais de 150 mil esculturas, mobiliário, fotografias, pinturas e ilustrações. Entre os destaques, estão obras de Rafaello Sanzio, Velázquez, Tiziano, Rembrandt e Vermeer.

Confira aqui outras reportagens do Floripa Centro

0 respostas

Deixe uma resposta

Quer entrar na discussão?
Sinta-se livre para contribuir!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *