Um século da Avenida Hercílio Luz em imagens – Do Rio da Bulha à canalização e cobertura total
Por Billy Culleton
Na década de 1920 o Centro de Florianópolis começou a se transformar a partir de algumas obras de saneamento.
A principal delas foi a canalização do Rio da Bulha, que deu origem à Avenida Hercílio Luz.
“Por ser uma obra de grande envergadura, que teria início na Rua José Veiga (atual Mauro Ramos), desde as encostas do Morro do Antão, o trabalho requeria grandes somas de dinheiro e, por isso, foi sendo prorrogado desde as últimas décadas do século 19”, escreveu o historiador Carlos Humberto Côrrea, no livro História de Florianópolis Ilustrada.
Desta maneira, inicialmente, foi construído o canal da Fonte Grande, não cimentado, que passou a servir de despejo das casas, até a antiga Ponte do Vinagre, que unia a Rua Tiradentes ao Largo Treze de Maio.
A finalização da obra só foi possível em 1922, após o Estado adquirir vários terrenos, demolir algumas residências, derrubar pontes e construir outras para deixar a obra pronta em setembro, inclusive arborizada e com iluminação pública, conta Côrrea.
A abertura da ‘grande avenida’, também chamada de Avenida do Saneamento, exerceu profunda modificação no traçado urbano de Florianópolis pela valorização das margens do rio canalizado.
A partir de então, a avenida passou a ser uma das regiões residenciais prediletas da classe média e ali multiplicaram-se “habitações de fachadas ecléticas, dotadas de conforto e padrões de higiene saídos”, como explica a arquiteta e urbanista Eliane Veras da Veiga, no livro Florianópolis Memória Urbana.
A cobertura total do canal só foi feita no início da gestão Dário Berger (2005-2012).
Confira aqui outra reportagens do Floripa Centro
Deixe uma resposta
Want to join the discussion?Feel free to contribute!