Tudo dentro da lei – Motos possantes atravessam a Ponte Hercílio Luz pela passarela de pedestres sem problemas
Os pequenos scooters elétricos são coisa do passado.
Agora, a moda entre os mais abastados são as robustas motos elétricas, ‘idênticas’ às tradicionais motocicletas, mas que têm a vantagem de serem silenciosas, não precisam ser emplacadas e não é necessário ter Carteira de Habilitação.
Em Florianópolis, um outro benefício é poder atravessar (sozinho) a Ponte Hercílio Luz pela passarela de pedestres/ciclovia, enquanto que pela faixa de rolamento dos veículos tradicionais é proibida a circulação de motos.
Já de carro, só é permitido com dois ou mais passageiros, e em horários limitados.
Flagrante
A reportagem do Floripa Centro, de bicicleta, flagrou uma dessas ‘inofensivas motinhos’ (que custam R$ 20 mil) atravessando a Ponte, nesta quinta-feira, 8, pela manhã.
O veículo, que chega a 80 km/h, circulava normalmente pelas ruas do Estreito e ao chegar à entrada continental da Velha Senhora, passou pelos guardas municipais que fiscalizam o local e entrou na passarela de pedestres/ciclovias.
No trajeto, chamava a atenção das pessoas que não entendiam como um veículo desse porte circulava nesse espaço.
Veja o vídeo:
Um ciclista que cruzou com ele fez gestos acalorados, desaprovando a conduta do motoqueiro.
Outros, olhavam para o silencioso veículo, surpresos e admirados.
É claro, poucos sabiam que estava tudo dentro da legalidade.
Ao chegar à Ilha, a moto retomou seu caminho pelas ruas, indo em direção à Avenida Beira Mar Norte.
Lacuna na legislação
“Existe uma lacuna na lei que impede a fiscalização desses veículos por parte das autoridades”, explicou ao Floripa Centro, o subcomandante da Guarda Municipal de Florianópolis, Ricardo Souza, em entrevista sobre o mesmo assunto, numa reportagem em julho.
Confira aqui:
Scooters elétricos, similares a motos, podem circular em ciclovias? E na passarela da Ponte Hercílio Luz?
O subcomandante da Guarda Municipal fazia referência à falta de uma regulamentação clara por parte do Conselho Nacional de Trânsito (Contran).
Regulamentação do Contran
Segundo reportagem do G1 em 2019, duas resoluções do Contran regulamentam os patinetes e scooters.
A Resolução 465, de 2013, estabelece os parâmetros para os chamados equipamentos de mobilidade individual autopropelidos.
Ela prevê que veículos cujas medidas iguais ou menores do que a de cadeiras de roda, não precisam ser emplacados, e podem ser conduzidos por qualquer pessoa.
Para isso, devem ter até 1,15 metro de comprimento, 70 cm de largura e 92,5 cm de altura.
A maioria dos scooters ‘possantes’ que circulam por Florianópolis tem 1,7 metro de comprimento e atinge 60 km por hora.
O G1 consultou o Departamento Nacional de Trânsito, Denatran.
Em nota, o órgão afirmou que “os veículos elétricos de pequeno porte, como bicicletas, scooters e patinetes ainda não são regulamentados pelo Código de Trânsito Brasileiro, mas o tema tem sido objeto de estudos pelo Denatran”.
(Texto e imagens: Billy Culleton)
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