Museu Victor Meirelles abrirá para visitação em agosto
O Museu Victor Meirelles poderá ser aberto para visitação pública a partir de agosto. A previsão é do presidente do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), Paulo Amaral, que esteve em Florianópolis para a entrega da reforma do local, que estava em obras desde 2016.
“A abertura poderá ser feita já no segundo semestre, no máximo em 60 dias”, afirmou Amaral, que acompanhava o ministro da Cidadania, Osmar Terra, na solenidade realizada na manhã de sábado, 25, na Capital.
Entre as cerca de 150 pessoas que prestigiaram o evento encontravam-se os três senadores catarinenses: Esperidião Amin, Dário Berger e Jorginho Mello.
Foram investidos R$ 4,8 milhões para a restauração de todo o edifício, além da adequação e qualificação dos espaços do edifício anexo, o que triplicou a área.
Agora, os dois prédios compõem uma só unidade museológica, ampliando o espaço destinado a exposições e a outras atividades.
Além disso, o museu passou por melhorias gerais, como climatização, nova iluminação, implantação de condições de acessibilidade e segurança.
O museu funciona na casa onde nasceu o pintor Victor Meirelles e foi criado pelo Iphan em 1952, dois anos depois do tombamento do edifício como Patrimônio Cultural Brasileiro.
Desde então, o sobrado, construído em 1832 com características típicas da arquitetura luso-brasileira, passou a abrigar não só o legado do artista catarinense, mas um rico acervo constituído por doações e transferências de obras de arte de outras instituições e artistas, e também por diversas peças que antes pertenciam ao Museu Nacional de Belas Artes, no Rio de Janeiro.
(Com informações da assessoria de imprensa do Iphan)
Confira mais fotos:
Deixe uma resposta
Want to join the discussion?Feel free to contribute!