Colmeias de abelhas sem ferrão serão instaladas em praças e parques do Centro da Capital

Compartilhe:

Não precisa ter medo, não!
Na Ilha de Santa Catarina há 34 espécies nativas de abelhas sem ferrão.
Por não ter essa extremidade pontiaguda, inexiste qualquer risco para a população, e os insetos podem ser manejados em áreas urbanas.

Por isso, e em razão da ameaça de extinção destas abelhas, fundamentais para a polinização das plantas, os vereadores da Capital aprovaram uma lei que estimula a instalação de colmeias em praças públicas, parques e qualquer outra área verde de lazer de Florianópolis.
Na região central da cidade existem 13 praças e dois grandes parques (da Luz e do Maciço do Morro da Cruz).

As colmeias também poderão ser instaladas em escolas, creches e centros de saúde, além de hortas comunitárias.
Caixas especiais
As abelhas nativas, chamadas de “meliponas”, são independentes e não necessitam de cuidados diários, o que facilita a manutenção das colmeias.
Na natureza, vivem em ninhos nos troncos de árvores e no chão.
Pelo projeto serão criados ‘jardins de mel’, que devem ganhar caixas especiais, seguras e confortáveis para as abelhas armazenarem cera, mel e pólen, enquanto contribuem para a polinização das plantas ao redor.
Curitiba serve de exemplo
A capital paranaense já conta com 15 ‘jardins de mel’ espalhados por toda a cidade.
O projeto começou em setembro de 2017 para promover a reintrodução e conservação das abelhas nativas e de toda a flora que dependem dos serviços de polinização para produção de frutos e sementes.Importância das abelhas
As abelhas são fundamentais para a biodiversidade e garantem a polinização urbana. Ainda são responsáveis pela manutenção da diversidade das espécies.
“As abelhas nativas sem ferrão são as verdadeiras abelhas brasileiras, que habitam nosso continente há milhões de anos. Já a abelha com ferrão foi introduzida, modificada geneticamente e se espalhou por todo continente americano”, explicou o agroecólogo curitibano Felipe Thiago de Jesus, à reportagem do G1 que tratou sobre o projeto na capital paranaense.
Guardiões das abelhas
O projeto, aprovado pela Câmara Municipal de Florianópolis no final de setembro, foi apresentado pelo vereador Marquito.
A lei prevê a capacitação ecopedagógica para a formação de guardiões das abelhas melíponas, por meio de ações interdisciplinares entre os órgãos ambientais.

A instalação dos meliponários públicos, gratuitos e pedagógicos também busca despertar o interesse pela polinização urbana, favorecendo a manutenção da biodiversidade da flora e da fauna nativas.

Ainda não há prazo definido para a efetiva instalação dos jardins de mel nas praças e parques de todo o município.

(As fotos são da Prefeitura de Curitiba. A imagem dos tipos de abelhas na Ilha de SC é da UFSC)

Compartilhe:
0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *