Aniversário de 104 anos – História do clube de remo Martinelli em fotos
O clube de remo Martinelli completa, neste 31 de julho, 104 anos de existência. Foi fundado em 1915 por um grupo de jovens da alta sociedade florianopolitana.
O nome é uma homenagem ao oficial da Marinha de Guerra, nascido em Nova Trento, Francisco Martinelli, que faleceu no litoral paulista em 1913, após o rebocador Guaraní, no qual viajava, chocar-se contra outra embarcação.
O primeiro presidente do Martinelli foi Oswaldo Reis, pai do ex-governador Antônio Carlos Konder Reis.
Confira as fotos das quatro sedes desde 1917:
1ª sede – Praia de Fora, atual Beira Mar Norte, perto do Trapiche (1917-1935)
2ª sede – Rua Antônio Luz, frente ao Forte Santa Bárbara (1935-1970)
Em 1935, o Martinelli mudou-se para o imóvel localizado na Rua Antônio Luz, fundos com Rua João Pinto, no atual centro histórico.
3ª sede – Prédio do Estaleiro Arataca (1970-1979)
Com o início das obras do aterro da Baía Sul, no começo dos anos 1970, mais uma mudança. O Martinelli ficou instalado provisoriamente em imóvel localizado abaixo da Ponte Hercílio Luz, na parte insular, onde atualmente estão os restaurantes Scuna e Pier 54.
(Foto: Billy Culleton)
4ª sede – Galpão no Parque Náutico Walter Lang (1979 até hoje)
Ainda durante as obras do aterro da baía sul, o Governo do Estado de Santa Catarina providenciou a construção de um local destinado a abrigar os três clubes de remo da Capital. Em 14 de junho de 1979 foi inaugurado o Parque Náutico Walter Lang e desde então é ali a sede do Clube Náutico Francisco Martinelli.
(Com informações do site do clube Martinelli)
Confira aqui outra reportagens do Floripa Centro
Deixe uma resposta
Want to join the discussion?Feel free to contribute!