Coleta seletiva é retomada no Centro – Demais bairros da Capital ainda terão que esperar

Compartilhe:

Quarenta dias após suspender o recolhimento dos resíduos recicláveis, a Comcap anunciou que retomará a coleta a partir desta terça-feira, 28.
O primeiro bairro a se beneficiar é a região central da cidade, entre as avenidas Mauro Ramos, Gustavo Richard e Beira Mar Norte.

Desde 19 de março, por medida de enfrentamento à pandemia de Covid-19, foi mantida na Capital apenas a modalidade de entrega voluntária de recicláveis em ecopontos.

De domingo a sexta-feira, a partir das 19h, usuários do Centro devem dispor os resíduos recicláveis (embalagens de vidro, metal e plástico e papel) em sacos claros para a coleta seletiva da Comcap. Papelão deve ser enfardado.

Outros bairros dependem de disponibilidade de funcionários
Em duas semanas, devem ser ampliados os roteiros de coleta seletiva domiciliar nas regiões centrais e continentais mais adensadas.
Para isso, a Comcap terá de conseguir flexibilizar sentença judicial que afastou 387 empregados mais vulneráveis à Covid-19, entre pessoas com mais de 60 anos e todos diabéticos e hipertensos.
Pelo risco de descontinuar os serviços essenciais como o da coleta, a Comcap vai recorrer da decisão judicial apenas quanto aos motoristas, não sobre garis ou auxiliares operacionais.

Pela decisão judicial provocada pelo Sintrasem, estão afastados 46 motoristas da Comcap.
Com remanejamento de pessoal, estão sendo cumpridos normalmente os 52 roteiros diários de coleta convencional, mas não há efetivo para normalização da coleta seletiva.

O restabelecimento completo da coleta seletiva domiciliar depende da reabertura em condições sanitárias dos galpões de triagem, do restabelecimento do transporte coletivo e da recomposição do quadro funcional da Comcap, prejudicado pela decisão judicial que afastou 387 pessoas em 20 abril.

Pontos de entrega voluntária
A Comcap orienta o usuário a manter os resíduos recicláveis limpos e com volume reduzido no domicílio ou praticar a entrega voluntária na sua rede de seis Ecopontos (Itacorubi, Morro das Pedras, Canasvieiras, Saco dos Limões, Capoeiras e Monte Cristo) e de 38 pontos de entrega voluntária de vidro.

Como descartar as máscaras
Máscaras descartáveis são rejeito, devem ser dispostas em sacos bem fechados, junto com lixo de banheiro, para a coleta convencional.
(As imagens são divulgação da Comcap)

Compartilhe:
0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *