Coleta seletiva na maior parte do Centro será feita em apenas dois dias da semana: quartas e domingos

A partir da próxima semana, a Comcap vai reduzir os dias de recolhimento da coleta seletiva na região central da Capital, menos nos calçadões do microcentro.
Antes, eram seis dias (de domingo a sexta-feira) e, agora, dois (domingo e quarta-feira) uma redução de 65%.

A Comcap justifica a medida, que entra em vigor no dia 24 de maio, para poder viabilizar a coleta seletiva em todos os bairros da cidade, suspensa desde o início da pandemia.
Somente o Centro teve o recolhimento retomado em 28 de abril.

Outra mudança na região central é que não haverá coleta do lixo comum nas quartas-feiras.

Aos domingos, serão feitas tanto a coleta convencional quanto a seletiva no triângulo central compreendido entre a Mauro Ramos, Beira Mar Norte e Gustavo Richard, de modo que o usuário dessa região terá cinco coletas para rejeito e duas seletivas por semana.

Já nos calçadões do Centro, a convencional e a seletiva permanecerão seis dias por semana, num total de 12 coletas.

Mudança com pandemia
A coleta seletiva da Comcap foi suspensa em 19 de março por conta do fechamento dos galpões de triagem da Grande Florianópolis em contenção sanitária relacionada à pandemia Covid-19. A autarquia manteve ativa a modalidade de entrega de recicláveis na rede de seis Ecopontos e de 38 pontos de entrega voluntária de vidro (PEVs).
Quando se preparava para retomar a seletiva, em 20 de abril, a Comcap foi atingida por decisão judicial que afastou praticamente 400 empregados mais vulneráveis à Covid-19.

Mesmo assim, em 28 de abril, a Comcap retomou a seletiva na área comercial do Centro da cidade, triângulo compreendido entre avenidas Mauro Ramos, Gustavo Richard e Beira Mar Norte.
Agora amplia para bairros do entorno do Morro da Cruz, continente e parte dos balneários.
Novas ampliações estão previstas para metade de junho, até que o serviço de coleta seletiva domiciliar volte a ser restabelecido em todos os bairros e balneários da cidade, como ocorre há mais de 30 anos.

“A Comcap está retomando a seletiva de forma gradual e orientada para a segurança das pessoas na cadeia da reciclagem”, aponta o presidente da autarquia, Lucas Arruda.

(Com informações e imagens da Comcap)

 



0 respostas

Deixe uma resposta

Quer entrar na discussão?
Sinta-se livre para contribuir!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *