Criado um canal exclusivo para denunciar o lançamento irregular do esgoto em Florianópolis

Diante da suspeita de que um restaurante, comércio ou residência não está tratando adequadamente o esgoto você pode acionar o poder público de forma simples.
A programa “Floripa se liga na rede” disponibiliza um canal na internet para efetuar a denúncia.

Acessando este link o cidadão preenche um breve formulário com os dados pessoais (a identidade do denunciante é mantida sob sigilo) e, em seguida, descreve o local onde haveria alguma irregularidade  e marca uma das sete opções que aparecem.
Confira:

Em dois meses, foram 303 inspeções no Centro
Desde o final de novembro, o “Floripa se liga na rede” realizou 303 inspeções em imóveis do Centro da Capital, entre edifícios residenciais e comerciais de grande porte, hotéis, escolas, restaurantes e casas.
Outros 818, receberam comunicado para agendar a inspeção do programa.
Os números são expressivos porque os fiscais realizam testes com corante em cada ponto hidráulico do imóvel, fazendo um pente-fino das ligações sanitárias.
Assim, a depender do porte do edifício, os pontos testados – pias, tanques, ralos e vasos sanitários – podem ultrapassar a centena, com a vistoria tomando um dia todo da equipe técnica do programa.

Problemas em 90% dos imóveis
É um trabalho metódico que está constatando volume considerável de irregularidades nas proximidades da Beira-Mar Norte: esgoto conectado à rede pluvial, ausência ou subdimensionamento de caixa de gordura, caixa de gordura sem sifão e água pluvial conectada à rede de esgoto, entre outras inadequações.

Atualmente, mais de 90% dos imóveis do Centro apresentam algum tipo de problema relacionado a esgoto.

A taxa tende a diminuir com o tempo: alguns moradores já realizaram as obras de adequação dentro do prazo e estão agendando o retorno do Se Liga para comprovar que agora estão regulares.

Assim, de acordo com a Prefeitura de Florianópolis, cumpre-se o objetivo principal do programa: não apenas fazer o diagnóstico, mas alertar o morador sobre a dimensão do problema causado pelo esgoto irregular e lhe dar a oportunidade para regularizar, com prazo e orientação técnica gratuita, as ligações sanitárias do seu imóvel.

A lista dos profissionais habilitados para regularizar esgoto
No site do “Floripa se liga na rede” há uma lista de 54 profissionais que realizaram um curso que os habilitou a fazer a ligação de esgoto do imóvel à rede pública da Casan.

Eles receberam aulas teórica e prática sobre normas e procedimentos para a correta ligação do imóvel à rede de esgoto e, ao final, foram credenciados pela Caixa Econômica Federal para prestarem serviço aos usuários do cartão de crédito ‘Se liga na rede’.

(As fotos são divulgação do programa Se liga na rede)

0 respostas

Deixe uma resposta

Quer entrar na discussão?
Sinta-se livre para contribuir!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *