Denúncia – Vídeo mostra o lixo acumulado há meses na área do mais importante centro de convenções de SC

O visitante que sair para a área externa do Centro de Convenções ‘Centrosul’, ao lado da Passarela do Samba, para apreciar a formidável paisagem da Baía Sul tomará um susto e levará uma péssima imagem de Florianópolis.
O espaço próximo ao mar, a menos de 50 metros da estrutura para eventos, está repleto de lixo há mais de um ano: pneus, garrafas e sacolas de plástico, além de vidros e canos estão depositados numa vala, com água parada, com cheiro de esgoto.
Veja o vídeo feito nesta quarta-feira, 11:

Os três possíveis responsáveis pelo recolhimento dos detritos (Comcap, Centrosul e Multipark) se isentam de qualquer obrigação, afirmando que a limpeza seria atribuição ‘dos outros’.

No ano passado, o Floripa Centro fez duas reportagens sobre o tema, mas nenhuma providência foi tomada.
Confira:

Outubro de 2019 – RD Summit – 12 mil visitantes chegam para evento, mas ninguém quer recolher o lixo que está a 50 metros, na praia

Novembro de 2019 – E ninguém quis recolher o lixo – RD Summit começa ao lado de cenário deprimente

Leia a resposta completa dos envolvidos, na época:

– Assessor operacional da Comcap, Patrick Coelho:
“Na área do Centrosul, eles que cuidam da limpeza. Nessa região, a Comcap não tem acesso à orla. A Comcap só faz o serviço de espetinho (catação dos resíduos com haste de metal) nos fundos da Passarela Nego Quirido e perto dos ranchos de pesca.”

– Cláudia Marthendal, gerente de operações do Centrosul:
“A área (do estacionamento) fica sob os cuidados da Multipark, empresa terceirizada que cuida do estacionamento e que é utilizado durante os eventos realizados no Centrosul. A Comcap deveria fazer a limpeza da orla, assim como faz na Beira Mar Norte”.

– Odirley Angulo, engenheiro da Multipark:
“Em contrato de concessão firmado no ano de 2012, nas responsabilidades da Multipark não consta a limpeza da costa praiana, que continua de domínio público e de responsabilidade dos entes federativos correlatos. Na área concedida à Multipark, realiza-se o serviço de jardinagem e limpeza mensalmente. Mas estes serviços se limitam à área concedida, não podendo adentrar em perímetros que não pertencem à concessão em voga.”

0 respostas

Deixe uma resposta

Quer entrar na discussão?
Sinta-se livre para contribuir!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *