Entenda a confusão sobre as duas datas de aniversário de Florianópolis: 23 de março e 17 de fevereiro

Compartilhe:

Há apenas sete anos chegou-se a um consenso sobre o dia da comemoração do aniversário da Capital dos catarinenses.
Foi em 2015 que a Câmara de Vereadores reconheceu oficialmente, por meio de lei, que a fundação de Florianópolis foi em 17 de fevereiro de 1673. Ou seja, há 349 anos.

Segundo o Instituto Histórico e Geográfico de Santa Catarina (IHGSC), naquele ano o bandeirante paulista Francisco Dias Velho mandou 100 homens para povoar a Ilha de Santa Catarina, quando o território ainda fazia parte de Laguna.

Ilustração de Eleutério da Conceição, no livro “Nossa Senhora do Desterro – Os primeiros anos” (em vermelho, localização da atual Catedral)

Já no dia 23 de março de 1726, 294 anos atrás, a então póvoa de Nossa Senhora do Desterro foi emancipada de Laguna e elevada à categoria de vila.

Mapa feito por Rigobert Bonne, em 1780 (Divulgação Geographicus Rare Antique Maps)

Mesmo assim, por tradição, optou-se por manter a comemoração em 23 de março, data que foi oficializada como o “Dia do Município”, porque naquele dia de 1726 foi criada a antiga Câmara de Vereadores (chamada à época de “Casa de Câmara”).

Foi o prefeito Acácio Garibaldi S. Thiago, em 1967, que assinou a lei determinando a comemoração da cidade no dia da sua emancipação política.

(Imagem de abertura: ilustração de Eleutério da Conceição, no livro “Nossa Senhora do Desterro – Os primeiros anos”)

Compartilhe:
0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *