Florianópolis vista desde a estação espacial da Nasa – A extraordinária imagem do Sul do Brasil

A Nasa divulgou no início desta semana a imagem do litoral Sul do Brasil, feita desde a Estação Espacial Internacional (ISS), que orbita a 400 quilômetros de altura.
Nela, aparece em primeiro plano a costa do Rio Grande do Sul e ao fundo a Ilha de Santa Catarina.
A foto ilustra uma matéria em que a Agência Espacial Americana, cita “o ponto mais ao sul do Brasil, na fronteira com o Uruguai”.
Além de Florianópolis, na imagem pode-se ver o Guaíba e as lagoas Mirim, Mangueira e dos Patos.

Imagens da região central da Capital
Em 2015, a Nasa tinha divulgado duas fotos da região central de Florianópolis.
A primeira imagem é iluminada pelo reflexo parcial do sol. Segundo a Nasa, esse brilho solar revela detalhes na superfície da água, especialmente as raias de vento e a ‘trilha’ de um barco.
A água ao Sul da cidade (à direita) é muito mais brilhante que ao do Norte, provavelmente porque os morros da cidade protegem as superfícies da água do vento, levando a águas mais calmas e um reflexo mais brilhante.
Ainda de acordo com a Nasa, no dia da fotografia, os ventos sopravam do Norte (canto superior esquerdo), o que significa que as águas estavam mais calmas ao Sul da cidade.
A segunda foto foi tirada 31 segundos após o ponto de claridade se afastar da vista e mostra características bastante diferentes na água – especialmente o fluxo marrom e lamacento de um pequeno riacho (Rio Tavares) que entra na baía perto do aeroporto.
A maioria da costa mostra tonalidades marrons na água que surgem, segundo a Nasa, da ação das ondas que agitam as lamas da costa e da poluição da cidade.

(Todas as imagens são da Nasa/ISS)

0 respostas

Deixe uma resposta

Quer entrar na discussão?
Sinta-se livre para contribuir!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *