Homenagem a Anita Garibaldi no Centro de Florianópolis – Há 182 anos era proclamada a República Catarinense

Compartilhe:

Apoio cultural: Audioprev

Nesta quinta-feira, 22, foi aberta a exposição “Anita Garibaldi 200 anos: Vida, Coragem e Paixão”, no Museu Histórico de Santa Catarina – Palácio Cruz e Sousa, no Centro de Florianópolis.
A mostra é uma homenagem à ‘heroína de dois mundos’ no bicentenário do seu nascimento, comemorado em 30 de agosto de 2021.

A data escolhida para a abertura, 22 de julho, representa a tomada de Laguna pelos Farrapos, ocorrida neste dia em 1839. .
Uma semana depois, em 29 de julho, foi proclamada a República Catarinense, há exatos 182 anos.

A também chamada República Juliana, foi proclamada por David Canabarro e Giuseppe Garibaldi, a partir da tomada de Laguna e formou uma confederação com a República Rio-Grandense.

Porém, quatro meses depois as forças do Império retomaram o poder no Estado.

Exposição
A exposição está dividida em dois ambientes: a parte interna conta com obras de arte que retratam Anita Garibaldi e a parte externa (jardim) terá painéis com textos e imagens que contam passagens importantes da vida da protagonista.

Há peças do acervo do próprio Museu Histórico, do Museu Nacional do Mar e do Museu de Arte de Santa Catarina (MASC), além de uma tela da artista Vera Sabino que será exposta pela primeira vez.

O conteúdo da exposição foi elaborado durante vários meses por uma equipe que reuniu técnicos de diferentes setores da Fundação Catarinense de Cultura (FCC).

Giussepe Garibaldi e Anita, em tela que faz parte do acervo do Museu Histórico de SC (Divulgação FCC)

Visitação agendada
A visitação à mostra ocorrerá mediante agendamento, com grupos pequenos e seguindo os protocolos de segurança para evitar contágios pela Covid-19.

Os interessados deverão entrar em contato pelo e-mail mhsc@fcc.sc.gov.br e aguardar a resposta confirmando a data e horário para visitação.

As informações históricas presentes na exposição estarão disponíveis para consulta no site do MHSC, por meio de uma pesquisa expandida. Além disso, o conteúdo dos painéis informativos externos foi gravado e poderá ser ouvido.

Ano de Anita
O Governo do Estado instituiu o Ano Comemorativo do Bicentenário de Nascimento de Anita Garibaldi por meio de decreto.

Desde 2019, a Fundação Catarinense de Cultura (FCC) vem para promover e difundir a história da heroína catarinense.

O grupo é composto por diversos órgãos públicos, como Secretarias de Estado e prefeituras, além de entidades públicas e privadas.

O calendário internacional das comemorações, onde estão inseridas ações de todos os entes que compõem o grupo, vem sendo organizado pelo Instituto CulturAnita, de Laguna e, na Itália, pelos parceiros Museu e Biblioteca Renzi, Instituto Garibaldi Da Vinci e Associação Nacional dos Veteranos Garibaldinos.

(Com informações da FCC. A imagem de abertura mostra a agonia de Anita, em tela de 1849, cedida pelo Museo del Risorgimento de Milão para a exposição)

Compartilhe:
0 respostas

Deixe uma resposta

Quer entrar na discussão?
Sinta-se livre para contribuir!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *