Se você olhar para as colunas de sustentação da Ponte Colombo Salles vai perceber uma ‘cinta de concreto’ em torno de alguma delas.
Essa é a nova imagem da estrutura das pontes, com a qual os florianopolitanos terão que se acostumar.
A intervenção foi necessária após a constatação de ameaça de colapso das pontes que, desde a inauguração (Colombo Salles, em 1975, e Pedro Ivo, em 1991), nunca tinham recebido qualquer manutenção estrutural.
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Outra reforma em andamento está orçada em R$ 30 milhões
Em paralelo, desde fevereiro de 2019, a empresa Cejen Engenharia Ltda, está realizando outra reforma geral das pontes, a um custo estimado de R$ 30 milhões.
Essas obras incluem a recuperação estrutural nos pilares (fora da água) e atividades de jateamento e pintura em toda a extensão das pontes.
Para aumentar a capacidade resistente de cada pilar está sendo utilizada uma tecnologia que insere barras de aço especiais na estrutura (chamado dywidag), que permitem a transmissão às estacas de fundação da pressão das cargas atuantes na ponte.
Confira o vídeo:
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