“Perigo – Alta tensão” – Placas alertam para possível choque elétrico na decoração natalina da Praça XV

Compartilhe:

A decoração natalina na Praça XV de Novembro, no Centro da Capital, tem diversas placas alertando para o perigo de sofrer choque elétrico.
O aviso “PERIGO – ALTA TENSÃO” foi colocado nas estruturas luminosas existentes no local: nos pinheiros de Natal e na reprodução de uma enorme caixa de presente, que tem um laço em cima.

No pinheiro instalado na frente do Calçadão da Felipe Schmidt, a sinalização está pendurada na cerca de plástico que separa o público da árvore.

Mas o que chama a atenção é que a ‘caixa de presente’ não possui nenhuma proteção, fica acessível ao público e, inclusive, está aberta para visitação interna.
Ou seja, possui duas entradas de dois metros de altura para que crianças e adultos possam entrar e se sentir dentro de um caixote iluminado.

É nesse espaço de quatro metros quadrados que há OITO placas, ilustradas com uma caveira, avisando sobre o perigo de alta tensão.

É de mentirinha!
“Não existe alta tensão na decoração natalina”, afirma Luciano Renzetti da Silva, gerente da SQE Luz, empresa responsável pela iluminação natalina da Praça.
O objetivo dos avisos, segundo ele, é causar ‘impacto’ nas pessoas, para evitar vandalismo, como puxar e arrebentar os fios de luz.
Nesse caso, sim, existe a ameaça de um choque elétrico de 12 ou 24 volts. E, numa situação extrema, até 220 volts.

“Com as placas, os pais cuidam mais para que os filhos não mexam nos cabos e também espanta pessoas mal-intencionadas que queiram roubar os fios ou destruí-los”, diz Luciano, acrescentando que todo o sistema foi aterrado para casos de fugas de energia.
“A decoração é para interagir, admirar e tirar fotos. Não para tocar. E o objetivo dos avisos é justamente esse: não mexer com energia elétrica”.

Compartilhe:
0 respostas

Deixe uma resposta

Quer entrar na discussão?
Sinta-se livre para contribuir!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *