Os 40 anos do Terminal Rodoviário Rita Maria – Relembre a inauguração, com Fafá de Belém

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Com um show que durou duas horas, a cantora Fafá de Belém foi a encarregada de animar os milhares de florianopolitanos que se congregaram para testemunhar a inauguração de um ícone da arquitetura moderna na cidade.
No início da tarde do feriado de 7 de setembro de 1981, finalmente, a capital catarinense ganhava uma rodoviária à altura do seu inexorável desenvolvimento urbano.

O inovador projeto arquitetônico do Terminal Rita Maria foi escolhido por meio de um concurso nacional promovido, em 1976, pelo governo do Estado.
Ganhou a equipe formada pelos arquitetos uruguaios Yamandú Carlevaro e Enrique Nadotti e o argentino Ricardo Monti.

Entre as características ousadas da construção, chama a atenção o enorme telhado formado por 144 blocos de concreto, que pesam 24 toneladas cada um.
Durante a construção foi necessário um guincho especial da Alemanha para poder encaixar as estruturas.

Além do show de Fafá, que emocionou a todos cantando o hino nacional, a inauguração contou com uma corrida de kart e outra de ciclismo, e terminou com um gigante bolo distribuído entre a população.
Concessão à iniciativa privada
Passadas quase quatro décadas daquela data memorável, o governo do Estado anunciou em agosto de 2020 que está avançando no processo de concessão da rodoviária para a iniciativa privada.
O primeiro passo foi a regularização do terminal junto ao governo federal, proprietário desta área de marinha.
Para isso, foi assinado, nesta sexta-feira, 31, um contrato de cessão de uso com a Superintendência do Patrimônio da União.
O regime da cessão será o de arrendamento, com vigência de 20 anos, com possibilidade de prorrogação.
Licitação em 2021
Ao mesmo tempo, o Estado informou que iniciou os estudos para conceder o terminal à iniciativa privada, dentro do projeto do Programa de Parcerias e Investimentos (PPI-SC).
De acordo com o secretário executivo de Parcerias Público Privadas da SCPar, Ramiro Zinder, o processo para recebimento de estudos técnicos, econômicos e jurídicos já está sendo realizado. “Essa análise vai permitir o embasamento para lançar o edital de licitação em 2021”.

Dívida de SC com a União
Ao longo dos anos, o governo do Estado deixou de pagar cerca de R$ 20 milhões à União pelo uso da área de marinha.
Agora, com o novo contrato houve uma renegociação que baixou a dívida para R$ 5 milhões.
“Foram flexibilizados valores da multa e dos pagamentos atrasados, que superavam os R$ 20 milhões. O valor que está em aberto e será pago é de R$ 5,2 milhões, podendo ainda ser parcelado em até 60 meses”, informou a Secretaria de Infraestrutura.

Veja outras imagens da década de 1970:

(A foto de abertura é reprodução do Deter. É desconhecida a autoria das demais imagens antigas. Já as fotos mais modernas são do site www.archdaily.com.br)

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