Coral mais antigo de Florianópolis, em atividade, completa 70 anos e lança vídeo comemorativo
Em dezembro de 1950 fiéis da Catedral Metropolitana fundaram o Coral Santa Cecília com o objetivo de solenizar as celebrações religiosas que ocorriam no templo.
Graças ao sucesso da iniciativa, até a década de 1960, era considerado o coral oficial da Capital.
E para comemorar as sete décadas de atuação, nesta quinta-feira, 17, às 19h30min, será lançada um vídeo que conta a história do grupo vocal, no canal do coral no Youtube.
Coralista há 63 anos
A produção traz depoimentos de ex e atuais integrantes, desde a formação do coral, como informa o colunista Marcos Cardoso, no ND+ de hoje.
A coralista mais antiga em atividade é Maria do Carmo Bonatelli, a Carminha, que completa 63 anos de dedicação ao Santa Cecília em 2020, escreveu Cardoso.
Além dela, gravaram testemunhos alguns dos vários casais que se conheceram no coro, organistas e ex-dirigentes, como Dauth Emmedörfer, que presidiu o grupo por muitos anos e até hoje é chamado de “eterno presidente”.
O coro tem atualmente 30 componentes e é presidido e regido pelo professor Pedro Cabral Filho que, em 2017, sucedeu o padre Ney Brasil Pereira, após a morte do religioso.
Padre Ney Brasil marcou história
A partir de 1953, o grupo contou com a regência do Padre Agostinho Staehelin, que conduziu o coral ao longo de duas décadas.
Em 1973, assumiu a regência o Padre Ney Brasil que priorizou a solenização das celebrações litúrgicas na própria Catedral.
Nos concertos “de aniversário” do coral, têm sido apresentadas, com orquestra, várias peças importantes do repertório coral, como Missas de Mozart, de Haydn e Te Deum de Mozart, além da “Ode a Santa Cecília”, de Haendel, coros de óperas de Verdi e de Carlos Gomes.
Fita cassete em 1998
Depois de ter gravado várias fitas cassetes, o coral gravou em 1998, o seu primeiro CD, “Natal na Catedral”, e lançou o segundo, com título “Senhor dos Passos na Catedral”, em maio de 2000.
Completando a trilogia, lançou em 2002, o CD “Páscoa na Catedral”. Em 2004 lançou o CD de “Cantos folclóricos e populares”. Em 2005 gravou o CD A Eucaristia na Catedral.
Seu último CD foi lançado em 2007 com o título: Centenário da Catedral, do qual consta o “Hino do Centenário”, de autoria do Padre Ney Brasil.
Coral de Florianópolis
Outro coral importante da cidade é a Associação Coral de Florianópolis, fundado em 1960.
Abaixo, o concerto virtual do grupo vocal realizado em setembro, para comemorar seus 60 anos.
(A foto de abertura é do acervo do site www.neybrasil.com.br)
Deixe uma resposta
Want to join the discussion?Feel free to contribute!