Cansado de receber ligações de telemarketing? Faça o bloqueio em menos de dois minutos no site do Procon

As chamadas telefônicas que oferecem produtos ou serviços que não solicitamos são desrespeitosas e ilegais.
Por isso, milhares de consumidores estão se cadastrando no site do Procon de Santa Catarina para bloquear ligações de telemarketing.

Em média, são 2,5 mil por mês.
Só nos primeiros dias de 2020, foram 1,1 mil telefones cadastrados, sendo que em 2019 houve o bloqueio de 30 mil números.

Para fazer o cadastro, o consumidor deve inscrever seu número de telefone, fixo ou móvel, no site do Procon.
A reportagem do Floripa Centro testou e demorou menos de dois minutos para fazer o bloqueio.

Depois de realizada a inscrição, deve-se aguardar uma senha que é enviada imediatamente por e-mail e que permite incluir os números de telefones.

O número cadastrado fica bloqueado por prazo indeterminado e é possível cancelar a inscrição a qualquer momento.

Estabelecida no Decreto nº 638, de 7 de março de 2016, a legislação define que se o usuário continuar a receber telefonemas, após 30 dias do cadastro, é possível fazer uma reclamação no Procon e a empresa pode ser autuada.

“Essa lei tem o objetivo de coibir a prática dessas ligações que, muitas vezes, são incômodas para o consumidor e as penalidades aplicadas estão previstas no Código de Defesa do Consumidor”, explica o diretor do Procon estadual, Tiago Silva.

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