Espaços para convivência nas ruas – Três parklets embelezam e ajudam a humanizar locais públicos no Centro
Uma pequena praça onde antes existia uma vaga de estacionamento de automóveis na via pública se transforma num espaço para encontros, descanso e lazer.
Este é o objetivo dos parklets que estão sendo instalados no Centro da Capital, numa iniciativa da administração municipal.
Atualmente existem três em funcionamento: nas ruas Alves de Brito, Luiz Delfino e na Travessa Albertina Ganzo.
Trata-se de uma ampliação da calçada a partir de uma plataforma de madeira equipada com bancos, floreiras e mesas, implantada sobre uma área antes ocupada por veículos.
Mesmo sendo implantado pela iniciativa privada, o local é público. Assim, é proibida a utilização exclusiva por parte do mantenedor, sendo vedada a venda de produtos e serviços nestes espaços.
Como aderir à Rede de Espaços Públicos da Prefeitura de Florianópolis
O mantenedor, como é chamado o proponente interessado em instalar o parklet, deve primeiramente, consultar a viabilidade de localização no Pró-Cidadão.
Com a localização aprovada, o requerente deve solicitar à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano, a autorização de instalação.
Depois, o requerente pode iniciar o processo de implantação. Ao abrir para o uso da comunidade, o parklet deve ser mantido sempre em bom estado de conservação, garantindo segurança e conforto para efetiva apropriação.
O projeto deve seguir as diretrizes do Manual de Parklets, que pode ser acessado no site da Prefeitura de Florianópolis pelo link “bit.ly/ManualDeParklets”.
(Com informações da PMF)
Deixe uma resposta
Want to join the discussion?Feel free to contribute!