Galpão abandonado ao lado do Terminal Rita Maria é usado por moradores de rua – Fogo poderia afetar Ponte Pedro Ivo
Por Billy Culleton
Um espaço em completo estado de abandono, embaixo da Ponte Pedro Ivo Campos, tem servido como local para consumo de drogas e de hospedagem para pessoas em situação de rua.
Alguns fazem fogueiras no local, o que poderia danificar a estrutura da ponte, caso atingisse grandes proporções.
A poucos metros do Terminal de Ônibus Rita Maria, o galpão de alvenaria encontra-se cheio de lixo e fica aberto para quem quiser entrar, já que o portão foi retirado há vários meses.
Durante mais de uma década, entre 1997 e 2007, ali funcionou um centro de triagem utilizado por catadores de materiais recicláveis.
A atividade foi deslocada para o Centro de Transferência de Resíduos Sólidos da Comcap, no Itacorubi, onde atualmente funciona o projeto, gerenciado por associações de catadores.
Uma das justificativas para a transferência do centro de triagem era o perigo de incêndio provocado pelos materiais recicláveis, que afetaria a ponte.
Embora em menor dimensão, essa ameaça ainda permanece, já que há indícios de fogueiras feitas com o lixo existente no local.
Confira o vídeo dentro do local:
O outro lado:
Consultada, a Secretaria Estadual da Infraestrutura divulgou a seguinte nota:
“Considerando que o galpão localizado embaixo da cabeceira da Ponte Pedro Ivo Campos não é mais utilizado para a finalidade que foi projetado e a impossibilidade de manter uma fiscalização permanente no local – a fim de evitar os constantes arrombamentos da porta, por exemplo – a Secretaria de Estado da Infraestrutura e Mobilidade (SIE) estuda a possibilidade de remoção da estrutura, que também facilitará na manutenção da ponte”.
Deixe uma resposta
Want to join the discussion?Feel free to contribute!