Guard rails urgentes na Beira Mar Norte! Veículos saem de pista e invadem ciclovia e calçada
A Prefeitura da Capital finalizou, na semana passada, a reinstalação de 40 postes de iluminação pública na Avenida Beira Mar Norte.
Todos eles tinham sido derrubados por veículos envolvidos em acidentes, que, geralmente, terminam em cima da ciclovia ou da calçada.
Desses 40, atualmente tem 39: um ‘novinho em folha’ já foi ‘arrancado’ esta semana no trecho entre a Casa do Governador e o Koxixo’s.
Na madrugada desta quinta-feira, 4, outro grave acidente na via terminou com o carro no meio-fio da ciclovia, também próximo à Casa do Governador.
O veículo em alta velocidade fazia o trajeto Centro-Bairro: se ‘perdeu’, bateu numa árvore e só parou do outro lado da avenida, ao lado da ciclofaixa.
O motorista sofreu ferimentos leves.
Reportagem alertou para riscos em agosto
Esses dados confirmam a necessidade de aumentar os trechos com guard rails na via.
Reportagem do Floripa Centro de agosto de 2020 mostrou os riscos para quem caminha ou circula de bicicleta no local.
Com base na ausência dos postes de iluminação, a matéria apresentou os trechos de maior incidência de acidentes, entre o Centro Integrado de Cultura (CIC), na Trindade, e o Elevado Dias Velho.
Os três principais locais que exigem a colocação urgente de guard rails ficam entre o Supermercado Angeloni e a Casa do Governador; na frente da Praça Celso Ramos (próximo ao Beiramar Shopping) e no acesso ao Elevado Dias Velho.
Neste último trecho, em menos de 100 metros faltavam três postes, sequencialmente, mas que, agora, foram reinstalados.
O que diz a Prefeitura
No ano passado, a Prefeitura de Florianópolis, através do Serviço de Iluminação Pública (Cosip), informou que, nos meses seguintes, iria realizar “uma manutenção geral dos postes da Avenida Beira-Mar Norte, incluindo a recolocação dos que estiverem faltando, em razão de acidentes de trânsito”.
Isso foi cumprido!
Já com relação à colocação de guard-rails, a prefeitura afirmou em agosto que não dispunha de contrato para execução desse serviço, mas que isso seria providenciado.
Em novo contato do Floripa Centro com o secretário de Mobilidade Urbana da Capital, Michel Mittmann, nesta quinta-feira, 4, ele informou que a série de acidentes com invasão da calçada é motivo de preocupação.
“A nossa equipe está trabalhando neste sentido. Não somente ali, mas em outros pontos”, limitou-se a afirmar o secretário.
Confira vídeo com imagens da Guarda Municipal (8/2020):
Trechos com guard rail
Em locais onde, historicamente, os acidentes são mais frequentes, como nas curvas, já existem guard rails.
Ao longo dos sete quilômetros entre o CIC e o Elevado Dias Velho há cinco locais com proteção lateral (no sentido bairro-Centro, ao lado do mar):
– Frente ao CIC.
– Frente ao Angeloni.
– Entre o Mc Donalds e Edifício La Perle.
– Próximo à Ponte Hercílio Luz.
– Curva de acesso ao Elevado Dias Velho.
Esses trechos medem entre 200 metros e 300 metros cada um e protegem tanto pedestres quanto ciclistas.
Os guard rails amassados ao longo da via são mais uma prova de que a proteção é imprescindível.
Matéria relacionada:
Carros invadem ciclovia – Mais um grave acidente expõe os riscos de atividades de lazer na Beira Mar (veja vídeo)
Deixe uma resposta
Want to join the discussion?Feel free to contribute!