Lindas, modernas e perigosas – Lareiras ecológicas causaram dois incêndios em apartamentos nos últimos dias

Dois incêndios de grandes proporções em apartamentos da região central da Capital chamaram a atenção nos últimos dias: no Centro e na Agronômica.
Em ambos os casos, o fogo começou nas chamadas lareiras ecológicas, instaladas nas salas dos imóveis.

Imagem ilustrativa do site Mercado Livre

O aparelho, muito na moda nos últimos tempos, utiliza combustível automotivo etanol, popularmente conhecido como álcool.
Segundo os bombeiros que atenderam as ocorrências, a início das chamas foi muito similar: a lareira estava quente e os moradores foram reabastecê-las.
Como a queima do álcool tem uma chama transparente, quando as pessoas adicionam o combustível, acaba acontecendo uma explosão, que inicia o fogo.

Dois incêndios parecidos em três dias
O registro mais recente foi na segunda-feira, 17, no 4º andar de um prédio de alto padrão na Rua Santo Inácio de Loyola, perto do Supermercado Hippo, da Almirante Alvim.
Antes, na sexta-feira, 14, o incêndio foi no 10º andar de um edifício nas imediações do Hospital Infantil, no Bairro Agronômica.
Não houve vítimas em nenhum dos casos, mas as chamas consumiram grande parte dos imóveis.

Preços e recomendações
Além de serem práticas e charmosas, as lareiras ecológicas são baratas: podem ser encontradas na internet por preços a partir de R$ 599.
Os aparelhos são seguros, desde que seguidas corretamente todas as instruções de uso.
Tanto os fabricantes, quanto os bombeiros, recomendam sempre esperar o esfriamento total antes de reabastecer a lareira.

Imagem ilustrativa do site Mercado Livre

Em contato com o Floripa Centro, o Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina enfatizou que o local da instalação do equipamento também é muito importante: deve estar num lugar seguro da residência, distante de cortinas, estofados e móveis.

Atualização das 11h, de 20/8/20:
Explosões: o nosso amigo e leitor Beto Barreiros, do Box 32, sugere um alerta para a possibilidade de explosão das lareiras ecológicas.
Informa que a filha de um amigo está internada em Florianópolis após sofrer queimaduras graves pela explosão deste tipo de lareira, na cidade de Seara, no Oeste catarinense.
Pesquisa rápida na Internet, mostra vários casos no Rio Grande do Sul.
Um deles é este: Explosão em lareira deixa quatro pessoas feridas em Lagoa Vermelha

(O primeiro vídeo, do apartamento no Centro, é reprodução das redes sociais. O segundo, na Agronômica, foi feito pela Guarda Municipal)

0 respostas

Deixe uma resposta

Quer entrar na discussão?
Sinta-se livre para contribuir!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *