Crime ambiental: 12% dos imóveis do Centro despejam o esgoto diretamente na rede pluvial

Compartilhe:

Inspeções realizadas pelos órgãos municipais nas mais importantes ruas da região central da Capital constataram que parte das residências e estabelecimentos comerciais têm o esgoto conectado à rede pluvial.
O levantamento começou na Avenida Beira-Mar Norte e depois abrangeu toda a área entre a Baía Norte e a Avenida Mauro Ramos, passando por diversas vias importantes, como as avenidas Rio Branco e Hercílio Luz e as ruas Tenente Silveira, Padre Roma, Bocaiúva e Esteves Júnior.

De 1,3 mil imóveis vistoriados, 154 foram flagrados cometendo o crime ambiental, representando 12% do total.
A fiscalização foi feita pelo programa Floripa Se Liga Na Rede este ano.

Aumento da regularização
De março a novembro, o programa inspecionou shoppings centers, hotéis, condomínios e prédios comerciais, além de casas, restaurantes e instituições de ensino, realizando 320 retornos.

Destes, somente 147 apresentavam-se regulares na primeira inspeção, mas 294 regularizaram suas ligações de esgoto, na sequência.

Maioria com irregularidades
Um balanço atualizado do programa aponta que 77% dos imóveis inspecionados tinham algum tipo de irregularidade nas ligações de esgoto.
A taxa é menor que a registrada nos primeiros meses de atuação, em torno de 90%.

Os problemas mais comuns estão relacionados à caixa de gordura, principalmente pela ausência do dispositivo, mas também pelo subdimensionamento ou inconformidade com as normas técnicas.

(As fotos são de Tito Pereira, do Floripa Se Liga Na Rede)

Compartilhe:
0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *