Cultura japonesa ganha visibilidade em festival realizado no final de semana nos jardins do Palácio Cruz e Sousa
Centenas de pessoas prestigiaram o Festival do Japão, no Centro de Florianópolis.
O evento “Tanabata Matsuri – Festival das Estrelas”, aconteceu neste final de semana, nos jardins do Palácio Cruz e Sousa, e mostrou um pouco da cultura nipônica, como danças, pinturas e artes marciais, além de comidas típicas e artesanato.
Entre as atividades desenvolvidas ao longo de dois dias, destaque para apresentação do taikô (tambores japoneses), matsuridance (dança pop japonesa), origami (dobradura em papel) e mangá (desenho), além do shodo (escrita japonesa em pincel), ikebana (arte dos arranjos florais) e bonsai (cultivo de árvores em pequenos vasos).
Uma das bancas mais concorridas era a que oferecia escrever o nome das pessoas em japonês num papel que era entregue após uma colaboração espontânea em dinheiro.
Sobre o Festival
A lenda de Tanabata consiste na história de amor entre duas estrelas, Orihime (Vega) e Hikoboshi (Altair).
O festival que celebra esta história de amor teve início na Corte Imperial do Japão há 1.150 anos.
Atualmente o Tanabata é uma das maiores festas populares do Japão, pois celebra a evolução da sabedoria e das capacidades das pessoas.
Uma das tradições é escrever os desejos em tiras de papeis coloridos, que são pendurados em bambus, na esperança de que se tornem realidade.
Matéria relacionada:
“Para todos – Arte oriental transmite energia positiva no Centro”
Deixe uma resposta
Want to join the discussion?Feel free to contribute!