Passarela da Ponte Pedro Ivo – Grafites tradicionais são apagados, apesar do apelo de artistas pela manutenção
A arte urbana estampada ao longo dos 1,5 mil metros de parede já pertence ao passado.
A atual reforma geral na Ponte Pedro Ivo Campos não poupou os clássicos grafites que enfeitavam a passarela de pedestres que liga a Ilha ao Continente.
Eram dezenas de desenhos e pinturas que representavam a arte produzida por grafiteiros de Florianópolis e de vários lugares do país.
Quando a reforma da passarela começou, em maio de 2020, representantes do projeto Street Art Tour, que busca valorizar a arte de rua na cidade, procuraram a Secretaria Estadual de Infraestrutura com o intuito de evitar a desaparecimento dos desenhos da passarela.
“Existe a nossa vontade de preservar alguns desses grafites”, afirmou ao Floripa Centro, na época, Arturo Valle, um dos membros do Street Art Tour.
Confira o vídeo feito pelo Floripa Centro, em maio de 2020, com todos os grafites da passarela:
Digitalizado para ser apreciado no aplicativo
Mas por questões técnicas era impossível a manutenção da arte, no contexto da reforma da Ponte.
As paredes são de metal e para eliminar a corrosão que tomava conta da estrutura era necessário remover os desenhos, o que está sendo feito com hidrojateamento.
O Street Art Tour, então, decidiu fotografar todos os grafites para, posteriormente, disponibilizar os arquivos digitalizados no aplicativo do movimento.
“Estamos fazendo a catalogação dos grafites, com o nome dos artistas e as datas da produção”, informa Rodrigo Rizo, da Street Art.
Ele lembra que grafiteiros de renome nacional deixaram a sua marca na passarela ao longo de 30 anos, entre eles, Gêmeos e Boleta.
(Texto e fotos Billy Culleton)
Deixe uma resposta
Want to join the discussion?Feel free to contribute!